Santa Cruz Cabrália
A cidade de Santa Cruz Cabrália, com 36.544 habitantes, está situada entre o Rio João de Tiba e um quebra-mar natural de recifes. A apenas 22 km de Porto Seguro é um local ideal para quem busca tranqüilidade e conforto além de atrativos históricos, turísticos, atributos naturais e passeios imperdíveis.
Cabrália (como é mais conhecida) ainda oferece ótimos hotéis, pousadas, restaurantes, agências bancárias, correio, supermercados, hospital, dentistas, cyber cafés, biblioteca, etc.
No centro temos as praias de Arakakaí, Lençóis e Apuã. Na Casa Cabral de Belmonte, situada na Praia de Mutarí, há uma exposição permanente da História do Brasil.
No Centro Histórico da Cidade Alta temos uma visão panorâmica deslumbrante de toda a região. Podemos também apreciar o Conjunto Arquitetônico do município, tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico em 1981 (a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no inicio do Séc. XVIII, na qual destaca-se sua torre cônica, a Casa de Câmera e Cadeia Antiga e as Ruínas do Colégio Jesuíta).
Entre os passeios de escuna, o mais procurado é o do Parque Marinho da Coroa Alta, um imenso "recife" formado por banco de areia, corais e piscinas naturais!
A Reserva da Jaqueira, o Parque Ecológico do Santuário em Santo Antônio e Fazenda Mãe Tereza são outras opções de passeios além da histórica Coroa Vermelha, onde foi rezada a primeira missa no Brasil, em 26 de abril de 1500.
Fazendo-se a típica travessia de balsa pelo Rio João de Tiba, cercado pela Mata Atlântica e rica vegetação, chegamos aos bucólicos povoados de Santo André, Santo Antonio e Guaiú, com suas lindas e exóticas praias!
Recentemente "descoberta" por artistas e estrangeiros, a vocação turística e empreendedora da região ainda coexiste em harmonia com a paz e a beleza do local!
Coroa Vermelha
Considerado um dos ícones mais importantes da Costa do Descobrimento,
Coroa Vermelha (a 8 km do centro de Santa Cruz Cabrália), atrai milhares de visitantes. No local encontra-se também o Museu do Índio , o Centro Comercial de Artesanato Indígena, a Aldeia Indígena Pataxó com sua arte e cultura, barracas de praias, pousadas, hotéis e restaurantes. A praia da Coroa Vermelha é uma enseada muito bonita repleta de coqueiros e barracas de praia! Por suas águas calmas, é muito comum a caminhada pela ponta de recifes que a protege, de onde se vislumbra a paisagem do mar para a terra. É ótima também para velejar!
Santo André
Santo André é o primeiro povoado localizado à margem esquerda do Rio João de Tiba. Tranqüilo e encantador, oferece ótimas pousadas à beira-mar, um famoso resort, ancoradouros e também possui restaurantes de renome internacional.
As Praias de Santo André, eleitas como uma das faixas litorâneas mais bonitas do Brasil, de areias claras e águas mornas, protegidas por cerca de 1 km de recifes são excelentes para a prática de esportes náuticos como caiaques, wind-surf, kite-surf e vela.
O vilarejo tornou-se ponto de encontro, visitação e refúgio de artistas e estrangeiros!
Santo Antônio
Santo Antônio fica numa Área de Proteção Ambiental, com fazendas e praias calmas e sombreadas por extenso coqueiral. Muito bom para banhos, caminhadas e pesca.
O Rio Santo Antônio é ideal para passeios de barco, pois atravessa grandes extensões de Mata Atlântica e manguezais.
Guiaú
As águas mornas e calmas do
Guaiú, protegidas pelos recifes "Angaba" e "Araripe", são recortadas por formações rochosas e também por extenso coqueiral. A foz do rio é muito boa para a pesca do pitu e banhos de água doce!
Vale experimentar a boa culinária baiana e a hospedagem agradável e calorosa!
Porto Seguro
Porto Seguro é o primeiro núcleo habitacional do Brasil onde aportaram os navegantes portugueses em 1500! Possui cerca de 130 mil habitantes. É o município mais desenvolvido da Costa do Descobrimento (Região declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO devido a sua biodiversidade que vai da Mata Atlântica até as mais belas praias do litoral brasileiro). O sítio histórico da cidade alta, considerado Monumento Histórico Nacional é constituído de antigas igrejas, casarios do século XVI e museus.
Porto Seguro abriga ainda o Marco do Descobrimento, conservando viva a história do Brasil.
A cidade é um dos principais pólos receptores de dentro e fora do país, recebendo visitantes do centro-sul e de países como Argentina, Portugal, Israel, Itália, França, Espanha, USA, etc.
Possui um dos maiores parques hoteleiros do Brasil, aeroporto internacional e uma malha aérea que liga a cidade aos principais centros urbanos.
Ao longo da Orla Norte as movimentadas praias do Cruzeiro, Curuípe, Itacimirim, Mundaí, Taperapuan , etc. recebem milhares de turistas o ano inteiro, com fluxo maior nos meses de verão. As ótimas estruturas de barracas de praia garantem uma boa diversão. Comida típica, música, dança. Tudo isto embalado pelo delicioso sol da Bahia!
Fazendo a travessia do Rio Buranhém, a Orla Sul oferece lindas e tranqüilas praias dos famosos povoados de Arraial D’Ajuda e Trancoso.
Outra opção de lazer diurno é o passeio de escuna até o Parque Marinho Recife de Fora.
À noite, muitos shows e diversão segura na Passarela do Álcool. Lá pode-se encontrar restaurantes, bares, lojas, artesãos, músicos, capoeiristas etc. Imperdível também a badalação noturna e charmosa de Arraial D’Ajuda e Trancoso, com seus restaurantes , bares, boutiques, casas noturnas sofisticados recebendo pessoas de toda parte do mundo.
Além da história, cultura, arte, lazer, turismo e culinária a região é belíssima.
Porto Seguro ainda tem um centro de convenções, moderno sistema de telecomunicações, diversificado centro comercial e bancário, infra-estrutura na área da saúde (hospitais, clínicas, laboratórios, médicos, dentistas, etc..).
Vale à pena conferir!
Belmonte
Belmonte é uma pitoresca cidade com arquitetura colonial e gótica preservada que teve o seu apogeu na época áurea do cultivo do cacau, no final do século XIX.
Localizada ao extremo norte da Costa do Descobrimento, a 70 Km de Porto Seguro, numa planície entre o Rio Jequitinhonha (que nasce em Minas Gerais) e o Oceano Atlântico, a cidade é rica em belezas naturais como rios, inúmeras praias e manguezais, além de uma riquíssima fauna.
Um passeio de barco pelo Rio Jequitinhonha e por seus afluentes proporciona rara beleza e encanto. É imperdível também o passeio pelo Canal do Peso e o esplêndido pôr-do-sol na Ilha das Garças.